sexta-feira, 6 de fevereiro de 2009

Comentário do Filme "Uma Verdade inconveniente"


O filme abre com Gore falando para um auditório apoiado por projeções, slides e vídeos. Até o humor se faz presente. Ao mesmo tempo, o documentário é essencialmente uma versão em película do slide-show que Gore vem exibindo desde 1978 sobre a sistemática destruição do meio ambiente, devido ao dióxido de carbono preso na atmosfera terrestre. Segundo Gore, o debate está terminado. A comunidade científica concorda que o planeta está aquecendo e os responsaveis somos nós. Os efetos têm sido e serão ainda mais catastróficos. Em sua palestra, Gore apresenta dados factuais que as calotas polares estão derretendo, o nível dos oceanos está subindo e o clima vem apresentando mudanças drásticas de comportamento. Isso resulta numa constância de furacões, enchentes, secas, pragas de incetos e epidemias.

O desenho animado usado por Al Gore é para explicar o aquecimento global foi exibido por flávio Orsini é uma crítica ao leitor. É um filme que devia ser de visão obrigatória, não só nas escolas mas para todos os governantes. O efeito no futuro será um caos político, econômico e social.

Esse filme é uma produção inteligente e aprofundada com coerência vi a partir da explanação de Gore é uma realidade mostrada de uma forma simples e acessivel a todos que não fazem idéia ou ainda não querem saber o que está acontecendo no planeta, serve ainda de estimulo para descruzarmos os braços e buscarmos formas de poder conscientizar aos nossos alunos a mudar não somente o pensamento, mas as ações. O filme além de ser riquíssimo em conhecimento ainda trata-se de uma fonte estimulante de discernimento quanto plítica x meio ambiente x economia (lucro capitalismo inescrúpuloso de países)

Esse filme mostra-nos uma verdade inconveniente e o que estamos prestes a enfrentar se o cuidado com nosso planeta continuar tão teórico. Agora basta que todos pratiquem o vêem não só no documentário, mas também no cotidiano para começar fazer a diferença, pois, não adianta esperarmos um mundo melhor na diferença que os outros fazem mais devemos querer um mundo melhor na nossa diferença.

Como posso mobilizar a instituição educacional para a discussão da problemática do Meio Ambiente?

Como educadora e futura psicopedagoga devo conscientizar o meu aluno um novo relacionamento com o nosso planeta, para assim garantir a nossa sobrevivência. Devemos ter uma conscientização de cima para baixo, ou seja faz-se necessária uma política pública.

É possível que os homens amem, no entanto qual é a natureza desse amor e quem é o ser amado? O mundo moderno caminha para o caos e só o cuidado pode impedir esse fim. Quanto mais tecnológia é desenvolvida, mais o ndividualismo se estabelece e com ele o descaso e o discuido. por isso é preciso um cuidado especial ao nosso planeta, ao futuro da terra.

Para tanto precisa-se de uma alfabetização ecológica, a partir da revisão de hábitos de consumo, desenvolvendo assim uma ética do cuidado. E para isso é preciso criar alguns princípios de sustentabilidade da terra como:
  • Cronstruir uma sociedade sustentável.
  • Respeitar e cuidar da comunidade dos seres vivos.
  • Melhorar a qualidade da vida humana.
  • Conservar a vitalidade e a diversidade do planeta Terra.
  • Permanecer os limites da capacidade de suporte do planeta Terra.
  • Modificar atitudes e práticas pessoais.
  • incentivar que as comunidades cuidem do seu próprio meio ambiente.
  • Gerar uma estrutura nacional para integrar desenvolvimento e conservação.
  • Construir uma aliança global.

Não podemos deixar de salientar para os nossos alunos que a exploração da natureza e utilização dos seus recursos não são atos necessariamente destrutivos. O que os torna destrutivos ao meio ambiente é a maneira como é realizada, a relação entre entre a quantidade e o tempo efetivo em que ocorre é que gera desequilibrio. Temos que conscientizá-los que tudo que tem no mundo é a soma da energias do ser humano. E para que o nosso planeta melhore é preciso muito amor.

Para trabalhar essa questão da conservação ambiental é necessário criar na escola um ambiente que envolva os professores de todas as disciplinas, alunos de todas as disciplinas, alunos dos diferentes níveis e toda comunidade trabalhando sempre com projetos, seminários palestra e até mesmo trazendo filmes como "Uma Verdade Inconveniente" que é realmente um aviso global, para assistirem e discutirem a doença do nosso único planeta e, a causa dessa doença que é o mais importante.

Devemos conscientizá-los que o cuidado com o nosso planeta é necessário e, para isso ocorrer é imprecindível que o cuidado perpasse todos os níveis do individual ao coletivo, do nacional ao internacional, senão acabaremos com bilhões de anos terrenos.

Devo levar o meu aluno em contato com o problema e questionar sempre: Qual é o lixo que produzimos em nossa sala de aula? E em nossa sala escola? Como podemos conservar o nosso ambiente escolar?

Devemos iniciar esse trabalho focando cada turma a sua respectiva sala de aula. será que ao final do dia deixarmos a nossa classe como encontramos ao chegarmos à escola? O que podemos fazer para melhorar? Essa mobilizaçaõ deve partir do entorno mais próximo do estudante (sala de aula), para o mais distante (banheiros, parques, refeitórios...)Marcarei reunião com todo corpo docente e discente da escola, a partir daí formaremos campanhas de conservação dentro da própria sala de aula . Para isso, criarei equipes que a cada semana deverão "cuidar", informar, conscientizar os demais através de conversas cartazes, ações... Todos os problemas descobertos e pricipalmente a solução que cada grupo (turma ou série ) encontrou deverá fazer parte do painel divulgados por cada professor das demais séries. Uma vez conseguindo sanar a conservação do ambiente da sala de aula, cada professor deverá ampliar o raio de ação de seus alunos.

Na culminância devo também promover fonte de pesquisas, sites, revistas, livros, reportagens, filmes para que cada grupo possa aprofundar e se atualizar frente aos problemas ambientais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário